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Arquitetos: Payette
- Área: 14966 ft²
- Ano: 2014
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Fotografias:Robert Benson
Programa
Fundada em 1997, a Escola de Saúde Pública desta universidade tem ocupado espaço em diversos edifícios e várias localidades alugadas dentro e ao redor do denso campus urbano. Este projeto, uma nova casa para a Escola, teve a intenção de criar uma identidade singular para o público geral e definir um novo limite do campus.
O programa inclui escritórios para departamentos acadêmicos e administração da Escola, 15 salas de aula para propósitos gerais que vão desde 20 até 75 assentos, 3 auditórios e diversos espaços de estudo, lounge e kitchenettes. Um grupo de laboratórios e espaços multiuso para o departamento de exercício da ciência também foram necessários.
Descrição do Terreno
Localizado há poucas quadras da Casa Branca, o terreno triangular se situa no Washington Circle, um dos espaços públicos icônicos de Washington DC. O terreno também é limitado pela New Hampshire Avenue e pela K Street, ambas grandes boulevards no plano urbanístico de L'Enfant para a Capital em 1791, bem como a 24th Street, que marca a transição do local no bairro histórico de Foggy Bottom. O extremo sul do local foi preservado para expandir e melhorar um existente parque de bairro.
Desafio de Projeto
A geometria triangular do terreno era bastante incomum. Em seu centro, sua área possuía cerca de 43 metros de largura (profundo demais para a entrada de luz solar no interior), mas reduzida à um ângulo agudo em sua ponta mais ao sul. Regulamentos de zoneamento rígidos limitaram a área útil permitida, estipulando que 90% do terreno seria coberto pela nova estrutura, e impôs uma altura máxima de aproximadamente 27 metros. Inicialmente prevista pela universidade como uma edificação de 6 pavimentos, a equipe de projeto propôs inserir um sétimo pavimento dentro da área permitida ao reduzir a altura entre os pavimentos tipo para cerca de 3,5 metros.
Solução do Projeto
Embora à primeira vista o edifício pareça deliberadamente complexo, é uma solução altamente rigorosa e inovadora para a geometria irregular do terreno. A gama de tipos de espaço exigidos pelo programa, um compromisso intrínseco aos princípios de design sustentável e uma profunda convicção de que um prédio acadêmico deve ajudar a promover ligações íntimas entre alunos e professores também guiou o projeto.
O uso de um sistema estrutural de concreto aparente, moldado no local, tensionado (escolhido por sua habilidade de gerar salas de aula de diversos tamanhos com profundidade relativamente pequena), permitiu que porções de cada pavimento fossem removidas de forma seletiva sem exceder a área construída permitida, criando a oportunidade para numerosas aberturas nos pisos que conduzem a luz solar para o núcleo do edifício e permite uma variedade de vistas através, para baixo e para cima pela edificação.
Componentes Únicos
Os elevadores são parcialmente cobertos por uma tela de aço inoxidável. Uma generosa escadaria ziguezagueia para cima e para baixo no edifício, encorajando a atividade física. A fachada de terracota do edifício, instalada em um sistema unificado de janelas extensas, é composto por telhas verticais que possuem um padrão de nervuras personalizado. Dependendo da posição do sol, variações nas sombras são criadas por estas nervuras que alteram, de forma sútil, a aparência do edifício durante o dia, enriquecendo a experiência de encontros repetitivos com ele.